segunda-feira, 9 de junho de 2014

A Meta



Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP
Estratégia Empresarial

Gestão da Cadeia Logistica
Professor: Marcelo Graglia
Aluno: Fábio Fumio Wada
Data: 27/05/2014

A Meta

O filme/livro “A Meta”, apresenta a história da fábrica “UniCo” que está prestes a entrar em processo de falência.
Alex Rogo é o Gerente responsável pela empresa. Ele foi intimado pelo Presidente da empresa, a encontrar uma solução para que a fábrica deixe este processo de falência, e comece a gerar resultados positivos. Três meses foi o prazo estipulado e limitado pelo presidente, para que a fábrica apresente resultados positivos, caso contrário a mesma será fechada.

A empresa possui máquinas de última geração, e mesmo com o quadro reduzido de funcionários (após algumas demissões), possui mão de obra suficiente para que o processo da sua empresa cumpra os prazos de entrega dos pedidos dos clientes. Porém, isto não está acontecendo.

Alex então, pressionado por este prazo, começa a pensar em como mudar o rumo da empresa, tornando-a rentável, e evitando diversas demissões com o fechamento da empresa.

Em uma viagem, encontrou um ex-professor, que orientou a identificar qual seria a meta da empresa, uma vez que Alex Rogo, não conseguiu apresentar uma resposta concreta ao seu ex-professor quando questionado.

Alex passou a perceber que a fábrica não possui tanta eficiência e que apesar dos robôs de última geração, existem outros fatores que impactam no crescimento e desenvolvimento.

Este cenário cria muitas dúvidas para Alex, bem como uma grande pressão psicológica, pois além de ter que encontrar uma solução para a empresa, esses problemas profissionais também estavam ocasionando problemas no seu relacionamento familiar.

Junto com a sua equipe, analisaram o processo da empresa, e deduziram que a mesma não apresenta ganhos significativos bem como estão com um alto valor de inventário e vários empregados ociosos pelo processo de produção da empresa. Tudo isso gera inclusive um alto valor de despesa operacional.

Apesar das dificuldades em conseguir um novo contato com o seu ex-professor, uma vez que devido as suas atribuições profissionais ele está sempre viajando, conseguiu agendar um encontro. O ex-professor, explicou a ele, três regras para o gerenciamento de uma empresa: ganho, inventário e despesa operacional.


Em um final de semana, Alex acompanhou seu filho em uma excursão, e foi a partir desse final de semana que ele passou a enxergar uma nova visão de processos.

Nessa excursão existiam diversos garotos que estavam andando em fila.
Alex percebeu que a fila de garotos, estava muito distante do ritmo e tempo apresentado para conclusão. Foi aí que ele percebeu que precisava mudar a ordem da fila para que a caminhada se tornasse mais rápida. Não obteve o resultado esperado. Identificou então que a fila sempre parava para esperar um dos integrantes do grupo, um garotinho gordo.

Colocou então este garoto para ser o líder do grupo. Percebeu então que mesmo com esta alteração, não obteve resultados positivos, pois o garotinho fazia um enorme esforço para caminhar. Analisando então o garotinho, verificou que ele carregava uma mochila. Ao avaliar a sua mochila, notou que a mesma pesava muito, e isto o atrapalhava de caminhar. Alex então dividiu os pertences, e a fila passou a andar mais rápida.

Através desta experiência, Alex passou a enxergar os conceitos que o seu ex-professor tentava lhe mostrar.

Ao voltar para a empresa, reuniu novamente a sua equipe, apresentou a sua experiência a toda a equipe e incumbiu a equipe de analisarem e identificarem os “gargalos” no processo da fábrica.

O ex-professor havia explicado ao Alex, que os gargalos, atrasam os processos da fabrica, pois demandam mais tempo para finalizar o seu processo.

Dois gargalos foram identificados pela equipe.
Um dos gargalos está no equipamento NCX-10.
Este equipamento não pode parar em nenhuma hipótese, pois ela controla o ritmo das demais demandas de produção.
O outro gargalo está no forno, pois as peças precisam ficar um tempo maior para serem processadas.

Porém a NCX-10 interrompe o seu funcionamento de 20 a 30 minutos a cada 4 horas. Esta parada é realizada não por problemas no funcionamento da própria máquina, mas sim por um acordo com o sindicato. Os operários que trabalham com a NCX-10 precisam descansar, e neste tempo de parada não existem funcionários para operá-la.

Um novo problema foi identificado. Como os funcionários que operam a NCX-10 param de 20 a 30 minutos, ao lado dela ficam estocados diversos outros materiais, uma vez que os outros processos da empresa não paravam.

Diante desses problemas, a primeira decisão foi alterar a mudança de inspeção de qualidade, para verificar as peças que entram no processo de gargalo.

Priorizaram as peças com cores vermelhas e verdes.
As vermelhas são identificadas com as peças que precisam passar pelo processo de gargalo e são prioridades.
O processo passou a dar resultado, porém verificou-se que após essas alterações, os gargalos começaram a ficar sobrecarregados, e as peças com as cores verdes, que não tinham prioridades, ficavam estocadas, esperando as peças que deveriam passar pelo gargalo.

Verificaram também após essas mudanças, que 20% da carga de peças não precisam passar pelo tratamento térmico. Com isso reduziriam a eficiência de alguns processos, e tornaria a fábrica mais produtiva.

Um novo problema foi identificado, mesmo com a fábrica produzindo a todo vapor.
Estoques de inventários na montagem final das peças estão sendo acumulados por falta de materiais que são processados nos gargalos.

A solução aplicada foi liberar materiais para as peças com etiquetas vermelhas de acordo com a necessidade de cada gargalo. À medida que cada lote sai do gargalo, atualiza-se as informações e requisita-se o material necessário de etiquetas vermelhas.

Dentre essas e outras alterações, Alex e sua equipe reduziram o valor de inventário e aumentaram os ganhos de produção.

Após esse resultado positivo, e implantando dentro do prazo de 3 meses, Alex conseguiu uma promoção, e manteve o seu casamento.